Noticias

WikiLeaks – Bradley Manning conhece hoje sentença

A juíza militar que dirige o processo do soldado Bradley Manning, acusado da mais importante fuga de documentos secretos da história dos Estados Unidos, vai anunciar hoje o seu veredicto, informou na segunda-feira o exército norte-americano.

Bradley Manning, 25 anos, arrisca prisão perpétua caso seja reconhecido culpado da única acusação de “conluio com o inimigo”, por ter transmitido dezenas de milhares de documentos ao sítio da internet WikiLeaks quando era analista dos serviços de informações no Iraque.

A juíza Denise Lind anunciará o seu veredicto às 13:00 locais (18.00 em Lisboa), referiu a agência noticiosa AFP ao citar autoridades militares. A fase do processo em tribunal marcial destinada a fixar a pena poderá iniciar-se de seguida, provavelmente a partir de quarta-feira.

David Coombs, o advogado de defesa de Manning, pediu a absolvição das acusações de espionagem, fraude informática e de “ajuda ao inimigo”.

Durante a audiência, argumentou que o soldado Manning não é um traidor, como considera a acusação, mas um “jovem ingénuo e bem-intencionado” que ficou chocado devido ao que assistiu no Iraque e pretendia estimular um debate mundial.

O jovem reconheceu ter extraviado 700.000 documentos militares e diplomáticos classificados – de seguida colocados em linha no sítio na internet de Julian Assange – mas declarou-se não culpado das restantes acusações, incluindo a mais grave, que sugere ter ajudado intencionalmente a organização islamita radical Al-Qaida.

Para além da acusação de conluio com o inimigo, Manning é ainda perseguido por outras 21 atas de acusação, num total de 154 anos de prisão. O detido aceitou declarar-se culpado por dez das acusações, que implicam um total de 20 anos de prisão

Fonte: NM

To Top