Noticias

SIC e TVI rompem negociações com RTP para transmitir mundial de futebol no Brasil

Estação pública queria leilão entre as televisões privadas e impossibilitava que estas transmitissem qualquer jogo da selecção portuguesa. SIC e TVI recusaram.
A SIC e a TVI anunciaram esta sexta-feira que romperam as negociações com a RTP, com vista à transmissão dos jogos de futebol do campeonato do mundo de futebol, que decorrerá este ano no Brasil.

Os direitos de transmissão do evento são detidos pela RTP, que endereçou uma proposta às rivais para o sublicenciamento da transmissão dos jogos. De acordo com um comunicado conjunto da SIC e TVI, a estação pública propôs um “modelo de leilão entre as duas operadoras privadas, postura que a SIC e a TVI rejeitam liminarmente”.

As duas televisões privadas apresentaram à RTP uma proposta que não incluísse o leilão e previsse a partilha dos jogos da selecção portuguesa, o que a estação pública recusou, levando a que a SIC e TVI decidissem “romper todas as negociações” com vista a uma partilha de custos.

“A própria RTP já vendeu parte dos direitos de transmissão à Sport TV, parecendo agora estar mais interessada em controlar a concorrência dos privados do que em proporcionar o acesso livre da integralidade dos jogos do Mundial a todos os portugueses”, referem as empresas, que defendem antes uma “repartição, em igualdade de circunstâncias, entre os três operadores”.

As privadas acusam ainda a RTP de terem excluído a possibilidade de a SIC e da TVI exibirem qualquer jogo da Selecção de Portugal, em qualquer das fases da competição, contrariando a prática seguida noutros eventos do género e que permite reduzir custos.

“A SIC e a TVI lamentam, portanto, que a RTP rejeite uma repartição equitativa dos encargos do Mundial pelos três operadores e uma desoneração do erário público”, acrescentam, acusando a RTP de “ignorar a dramática situação financeira que o País vive desde a intervenção da Troika em 2011 e revela, mais uma vez, a sua actual vocação comercial, com prejuízo de todos, especialmente do erário público”.

Os jogos da selecção portuguesa de futebol estão entre os conteúdos desportivos que, por lei, têm que ser transmitidos em sinal aberto, ou seja, por RTP, SIC ou TVI.

IN:NEGOCIOS

To Top