Noticias

IAA 2013: Finalmente… o i8!

A BMW escolheu o Salão Automóvel de Frankfurt para apresentar oficialmente a versão de produção do i8.

O i8 é um desportivo híbrido plug-in (de ligar à tomada) capaz de transportar quatro passageiros. Atrás existem dois bancos separados por um túnel onde se encontram as baterias.

O sistema híbrido do i8 é composto por um motor turbo TwinPower de três cilindros 1.5 com 228 cavalos de potência e 320Nm de binário, associado a uma caixa automática de seis relações.

Para além do motor a gasolina, o i8 vem ainda equipado com um motor eléctrico de 129 cavalos e 2450Nm de binário que é alimentado por uma bateria de iões de lítio com 5kWh de capacidade de refrigeração liquida.

O motor eléctrico envia a potência para as rodas dianteiras através de uma transmissão de duas velocidades. Já o motor a gasolina envia a potência para as rodas traseiras.

No total, este desportivo híbrido da BMW oferece uma potência combinada de 237 cavalos e 570Nm de binário! Os 0 aos 100km/h são atingidos ao fim de 4,4 segundos.

No que toca a consumos, o i8 gasta apenas 2,5l/100km e emite 59g/km de CO2.

Em modo totalmente eléctrico, o i8 consegue rolar 35 quilómetros, com uma velocidade máxima de 120km/h. Em modo híbrido, a autonomia do desportivo é superior a 500 quilómetros.

A BMW fez todos os esforços para reduzir ao máximo o peso do i8. O desportivo híbrido combina tecnologia compósita de ponta, com uma carroçaria fundamentalmente produzida em plástico reforçado de fibra de carbono (CFRP).

Basicamente, a marca bávara utilizou CFRP por todo o i8. A célula de passageiros é inteiramente feita em CFRP, as portas são de CFRP sobre alumínio e o painel de instrumentos é feito de CFRP e magnésio. O chassis em si é feito de alumínio e a separação entre o compartimento de passageiros e a mala é feita em vidro.

Com a utilização destes materiais, o i8 pensa apenas 1490kg!

Em termos estéticos, o i8 de produção não é muito diferente dos protótipos apresentados. Destaque para as portas que abrem para cima e para fora em forma de borboleta. Os tons em azul são predominantes no i8. Na traseira, os escapes estão completamente escondidos.

Em termos de equipamento interior, o i8 inclui sistema de navegação Professional da BMW, que avisa os condutores onde se localizam as estações de carregamento, e um painel de instrumentos totalmente digital.

A tecnologia de controlo de estacionamento à distância, cruise control adaptativo com travagem, sensor de chuva, chamada de emergência inteligente, assistente de máximos, câmara de visão traseira, câmara dianteira com monitorização de limite de velocidade e advertência de colisão com reconhecimento de pedestres são alguns dos equipamentos de série. Um ecrã HUD pode ser adicionado como opcional.

Juntamente com o veículo, a BMW vai oferecer uma Wallbox. Este equipamento que pode ser instalado em casa dos proprietários e permite um carregamento mais rápido. O cartão ChargeNow, que permite o carregamento pré-pago nos carregadores públicos, também é entregue ao proprietário.

Fonte: e-move

To Top