Noticias

Elétricas ficam com 2,1 milhões da taxa da RTP

No ano passado foram cobrados aos consumidores 168,3 milhões de euros da Contribuição para o Audiovisual (CAV), a taxa cobrada na fatura da eletricidade que é utilizada para financiar o serviço público de rádio e televisão.

No entanto, deste valor, apenas 166,2 milhões de euros foram efetivamente entregues à RTP, de acordo com o relatório de cumprimento das obrigações de serviço público e do projeto estratégico da empresa referente a 2015 a que o CM teve acesso. Os restantes 2,1 milhões ficaram na posse das operadoras elétricas na forma de comissão de cobrança da taxa audiovisual. Recorde-se que, segundo o Orçamento do Estado, a CAV vai render este ano 180,2 milhões de euros, mais 11,9 milhões do que em 2015.

O mesmo documento revela ainda que a RTP fechou o ano passado com um resultado positivo de mais de 3,9 milhões de euros, o que compara com os 38,2 milhões do ano anterior. Em 2015, a empresa pública obteve 211,5 milhões de euros de receitas, uma quebra de 2 milhões de euros face a 2014. As receitas de publicidade foram de 19,4 milhões, "mantendo-se aos níveis do ano anterior", escreve a administração da RTP, liderada por Gonçalo Reis.

O relatório informa ainda que o grupo público investiu 2,9 milhões no ano passado, menos 50% do que no ano transato e 68% abaixo do previsto no orçamento. O facto de "só em setembro se ter acordado os novos financiamentos" justifica o "escasso investimento".

Ler mais em: CM

To Top