Noticias

Desligar boxes de Net, telefone e TV vale 35 euros por ano

Os equipamentos de serviços de triple play da Optimus, Meo, e Vodafone têm os consumos energéticos mais baixos do mercado, quando se encontram em modo de espera. No extremo oposto estão os dispositivos da Cabovisão.

As contas acabam de ser reveladas pela revista Proteste: se os consumidores desligarem as boxes quando não estão a usar os serviços de triple play poupam 35 euros ao cabo de um ano.
A conclusão tem por base análise que os peritos da revista da Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (DECO) em 10 lares portugueses. Além das boxes (em modo de gravação ou apenas emissão), foram monitorizados emissores de redes sem fios e routers, telefones fixos, TV e computadores portáteis, entre outras máquinas que costumam ser usadas em cenário doméstico.
O mais recente número da revista Proteste dá a conhecer um comparativo no que toca aos consumos energéticos nas casas dos clientes dos vários operadores: Em modo de espera, os equipamentos usados pela Meo e a Vodafone estão posicionados como os que consomem menos energia (9 W a 11 W). Na Zon, os mesmos equipamentos têm um consumo médio de 16 W a 18 W, quando em modo de espera.
Na Cabovisão, o consumo médio está fixado entre 18 W e 21 W. Realce ainda para os equipamentos da Optimus que apresentam um valor bastante abaixo dos restantes (6 W) e que só não será considerado o campeão técnico da poupança energética, por se tratar de uma box sem capacidade de gravação da emissão televisiva.
O consumo médio anual de um router conjugado com um terminal de rede ótica está estimado em oito euros anuais. Para os fãs das redes sem fios, aqui fica mais um números a ter em conta: um ponto de acesso por Wi-Fi poderá valer uma poupança de dois euros anuais, caso seja desligado quando não está em uso.
Citados pela Lusa, os especialistas da Deco não hesitaram em classificar como «elevados» os consumos dos dispositivos do serviço triple play quando não estão em uso, e destacaram as boxes e os routers como as máquinas que ocupam, respetivamente, o primeiro e o segundo lugares da hierarquia do desperdício de eletricidade.
A Exame Informática 221, que saiu no final de outubro, também efetuou o mesmo tipo de análise – e apurou que os consumos até podem ser superiores aos registados pela Proteste. No Meo (pacote Total 30), a soma dos consumos de uma box, de um router e de um modem oscila entre os 23 W do modo de espera e 26 W em funcionamento.
Na Vodafone (TV + NET + VOZ 50 Mbps), a mesma soma fixou um intervalo entre 18 W e 25 W. Na Zon (Iris Fibra 30 Promo), a soma de consumos energéticos permitiu apurar em 15 W e 20 W os consumos obtidos em modo de espera e funcionamento, respetivamente.arquia do desperdício de eletricidade.

IN:EXAME INFORMATICA

To Top