Noticias

Cães e o Ressonar

Estima-se que 21% dos cães ressona. As causas são variadas e enquanto algumas podem ser facilmente resolvidas, outras podem indicar problemas sérios de saúde que exigem acompanhamento veterinário.


Nos cães, ressonar é em tudo semelhante aos humanos. E aquilo que sabe sobre o ressonar nas pessoas pode em praticamente todos os casos ser aplicado ao ressonar nos cães.


Razões que levam o cão a ressonar

Posição erradaRessonar não implica sempre que haja um problema de saúde que o justifique. Por vezes pode ser simplesmente uma má posição ao dormir. Os cães, à semelhança das pessoas, tendem a ressonar quando dormem de barriga para cima. Os veterinários recomendam ter camas redondas para encorajar os cães a dormirem de lado. Quando de lado, ter uma almofada também ajuda a deixar de ressonar.

Excesso de peso – O excesso de gordura concentrado na zona do pescoço reduz o espaço para a passagem de ar nas vias respiratórias. Tal como acontece com nos humanos, a obesidade acaba por estar relacionada com dificuldade em respirar que se manifesta também durante o sono.

Se o seu cão é obeso, deve aumentar a carga de exercício e alterar a dieta para diminuir o peso. Procure o veterinário para se informar sobre rações e a quantidade e tipo de exercício mais adequado para o seu cão.

Alergias – Os cães também sofrem de alergias. Reacções alérgicas por exemplo ao pó e pólen geralmente estimulam a produção de muco que vai entupir as vias respiratórias e provocar uma respiração mais pesada. Se as descargas são transparentes, é provável que seja alergia ou algo semelhante.

Geralmente o ressonar acontece quando o cão é exposto ao alérgeno. No caso de pólen, por exemplo, surge mais na Primavera e após passeios no exterior. Procure o veterinário para testar se o seu cão tem estas ou outras alergias.

Fumo (Tabaco) – Se fuma muito dentro de casa, pode estar a prejudicar o seu cão. O fumo irrita bastante as vias respiratórias dos animais. Para resolver este problema tem de deixar de fumar junto ao seu cão.

Inflamação ou infeção temporária – Os cães também podem sofrer de uma inflamação ou infeção das vias respiratórias, que corresponde à gripe nos humanos por exemplo. Deve estar atento a outros sintomas como espirros, tosse, descargas oculares e nasais e febre. Deve levar o animal ao veterinário para que possa ser medicado.

Objecto estranho – O olfacto é o sentido mais desenvolvido nos cães. Eles gostam de cheirar tudo e por vezes pode correr mal. Há objectos pequenos que podem ser inalados pelos cães e obstruir as vias aéreas. Deve levar o cão ao veterinário para que a cavidade nasal seja inspeccionada e o objecto estranho removido. Geralmente nestas situações o cão também “ressona” quando está acordado.

Tumor ou pólipos – Nos casos mais graves, ressonar pode ser sinal de um tumor que se desenvolveu na cavidade nasal. Nestes casos, o “ressonar” não acontece apenas quando o animal dorme, mas também quando se encontra acordado. Associado a este sintoma, estão outros como: espirrar, hemorragia nasal e arfar mais do que o normal.

Nestes casos deve levar o cão ao veterinário para determinar a natureza do tumor. À partida o tumor deverá ser retirado independentemente de ser benigno ou maligno.

Relaxantes Musculares – Um cão ainda sob efeito de anestesia ou que tome medicação para relaxar os músculos ou que tenha esse efeito, pode ressonar por causa disso. Os músculos relaxam ao ponto de poderem fazer pressão e bloquear as passagens aéreas.

O ressonar deve desaparecer quando o cão sair sob o efeito do medicamento ou anestesia.

Síndrome braquiocefálico – É uma patologia que afeta os cães com o focinho achatado e que geralmente provoca ressonar. Há quatro anomalias que contribuem para a doença.

Narinas estreitas – Nos cachorros, as aberturas do nariz são pequenas e a cartilagem é mole, o que pode originar o colapso das narinas. Se a cartilagem não endurecer até aos 6 meses, pode ser necessário aumentar as aberturas cirurgicamente.

Hipoplasia da Traqueia – O desenvolvimento incompleto da traqueia também pode ocorrer nas raças de focinho achatado. É observada mais frequentemente em cães jovens e por vezes é corrigido naturalmente com o desenvolvimento do cão. Os Bulldogs Ingleses têm a maior incidência de Hipoplasia da Traqueia entre as raças braquicéfalas, cerca de 55%.

Palato mole excessivamente longo – O palato mole é responsável por fechar a passagem de ar para o nariz enquanto engolimos. Normalmente toca ou sobrepõe-se pouco à epiglote, mas nos cães de focinho achatado o palato é demasiado longo e sobrepõe-se à epiglote obstruindo parcialmente a passagem de ar enquanto respiram.

É possível reduzir o tamanho do palato mole cirurgicamente, mas é necessário fazê-lo enquanto este não tiver criado danos na laringe.

Eversão dos sacos laríngeos – Os sacos laríngeos são massas de tecido mole que nos cães de focinho achatado podem virar de dentro para fora e obstruir a abertura da laringe. A remoção cirúrgica destes sacos é feita na mesma operação que a anterior. Geralmente após a operação de correcção do palato ou remoção dos sacos laríngeos, o cão consegue respirar muito melhor, se não normalmente.

Raças de cães que costumam ressonar:

American Bulldog, Bloodhound, Boston Terrier, Boxer, Brussels Griffon, Bullmastiff, Cavalier King Charles Spaniel, Chow Chow, English Bulldog, English Mastiff, English Toy Spaniel, French Bulldog, Japanese Spaniel, Lhasa Apso, Pekinese, Pug, Saint Bernard, Shar Pei, Shih Tzu

Implicações de ressonar

Ressonar pode estar a afetar negativamente a vida do seu cão. Da próxima vez que vir o seu cão a dormir, observe se o ressonar o acorda, seja por falta de ar (apneia) ou devido ao barulho. É importante que os cães consigam ter um sono descansado.

Nos humanos existe uma relação entre ressonar e a esperança média de vida. Quem tem um ressonar mais pesado parece ter em média uma vida mais curta. Ao ajudar o cão a deixar de ressonar, pode de facto estar a aumentar-lhe a esperança média de vida.

Se o seu cão ressona desde sempre, deve abordar o assunto na próxima visita ao veterinário. Mesmo que seja característico da raça, há procedimentos que podem ser feitos para melhorar a qualidade de sono do cão e quanto mais jovem for o cão, maior a probabilidade de se corrigir o problema.

Se o seu cão começou a ressonar recentemente, deve marcar uma consulta no veterinário e expor o problema. Isto significa que para o cão ressonar não é normal e independente de se tratar algo sério ou fácil de resolver, deve procurar a opinião de um profissional.

vivapets

To Top