Noticias

Av. da Liberdade ou Av. Miguel Relvas?

Durante a noite, várias ruas históricas de Lisboa mudaram de nome, devido à intervenção de um grupo de cidadãos anónimos, para assinalar o segundo aniversário do Governo.


Várias ruas lisboetas mudaram de nome inesperadamente.

Avenida Miguel Relvas, Praça Pedro Passos Coelho, Avenida Álvaro Santos Pereira, Rua Vítor Gaspar, Rua Carlos Moedas e Avenida António Borges. O leitor pode não reconhecer estes locais, mas se está em Lisboa, provavelmente, já terá passado hoje por qualquer um deles, porque se tratam de ruas históricas da capital… que foram ‘rebatizadas’.

Um grupo de cidadãos anónimos colocou esta madrugada vários cartazes em ruas lisboetas, para assinalar o segundo aniversário da eleição do Governo de Pedro Passos Coelho, de acordo com um email recebido pelo Expresso.

"O genuíno sentimento dos portugueses é plasmado nesta singela homenagem confirmando o divórcio entre ‘o que se diz no espaço público’ e ‘o sentimento genuíno dos portugueses’", pode ler-se na missiva, que cita o próprio primeiro-ministro.

Ao Expresso, este grupo de cidadãos ressalva querer permanecer anónimo e não rejeita a realização de novas ‘homenagens’ ao Governo. "Apenas se e quando se (voltar a) revelar necessário afirmar o genuíno sentimento dos portugueses", explicaram.

As ‘novas’ ruas de Lisboa

Desde esta madrugada, a Avenida da Liberdade passou a ser Avenida Miguel Relvas, "herói da liberdade de expressão", enquanto a Praça dos Restauradores e o Rossio são agora a Praça Pedro Passos Coelho, em honra do "restaurador da independência financeira de Portugal", segundo os autores da iniciativa.

Álvaro Santos Pereira, "grande obreiro da reindustrialização de Portugal", é ironicamente homenageado com uma placa na Avenida Fontes Pereira de Melo; Vítor Gaspar, ministro das Finanças e "grande inspirador do Portugal Novo", empresta o seu nome na Rua Augusta; Carlos Moedas, "zeloso guardião do ajustamento de Portugal", passa a batizar a rua da Betesga; e, por fim, a Avenida António Borges, que substitui a rua Áurea e homenageia o "grande ideólogo da competitividade de Portugal".

Contactadas pelo Expresso, tanto a Polícia Municipal como a Câmara de Lisboa e a PSP disseram desconhecer a iniciativa.

Fonte: Expresso

To Top