Noticias

Arranha-céus Indonésio inclui central energética.


O projeto é para a nova sede da empresa de energia Pertamina, que decidiu criar um arranha-céus com a sua própria central eólica e solar.

O objetivo é criar um edifício que seja independente da rede elétrica, capaz de produzir toda a energia necessária para alimentar os seus 99 pisos. Quando estiver pronto, o arranha-céus terá um túnel no topo que captura o vento e o acelera na direção de um conjunto de turbinas de vento verticais. Há, ainda, edifícios no mesmo campus que serão cobertos de painéis solares fotovoltaicos. A Pertamina está também a ponderar a possibilidade de usar energia geotérmica para alimentar o edifício, dada a natureza vulcânica da Indonésia.

Segundo o Fast Company, além do foco na produção energética, o novo edifício foi também projetado para poupar eletricidade. Por exemplo, nos lados do edifício existem “folhas” que diminuem a luz que entra pelas janelas para evitar que os espaços sobreaqueçam. O sistema permite que, ainda assim, entre luz natural suficiente para se evitar o uso de iluminação artificial. O edifício recorre, também, a sistemas de climatização baseados em água, em vez do ar condicionado tradicional, como forma de usar menos energia.

Fonte: Exame Informática

To Top