Noticias

Seis equipas portuguesas no Shell Eco-marathon

O circuito urbano de Roterdão, na Holanda, recebe até domingo, 19 de maio, a Shell Eco-marathon Europa com seis equipas portuguesas preparadas para alcançar os melhores resultados. A Shell Eco-marathon é uma das mais desafiadoras competições estudantis do Mundo sobre inovação, e realiza-se anualmente na Europa, América e Ásia. Neste dasafio, o sucesso é medido pela forma de quem é capaz de percorrer uma maior distância com o equivalente a 1 kWh ou 1 litro de combustível.

Todos os anos são estabelecidos novos recordes de eficiência de combustível nesta prova que se realiza pela segunda vez nas ruas da cidade holandesa e as equipas portuguesas têm melhorado os seus respectivos tempos de ano para ano, tendo obtido vários prémios ao longo de mais de duas dezenas de edições. O recorde ibérico deste circuito pertence à equipa da Universidade de Coimbra, com o Eco-Veículo (foto) que, no ano passado, percorreu o equivalente a 1845 quilómetros com apenas um litro de gasolina.

As equipas portuguesas estão em competição com quatro veículos Protótipo e dois Urban-conce. A lista compreende Shell EcoEST, do Instituto Politécnico de Setúbal; Esc. Sec. Alcaides de Faria, do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria-Barcelos; ORION, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu; Esc. Sec. Alcaides de Faria, da Esc. Sec. Alcaides de Faria-Barcelos; BebUMlitro, da Universidade do Minho e UBICAR13, da Universidade da Beira Interior.

«Na Shell Eco-marathon Europe, uma geração de futuros engenheiros e cientistas, com idades entre os 16 e os 25 anos, representando cerca de 24 países, competem em carros que eles próprios projectam e constroem», refere a organização.

A 29.ª edição da Shell Eco-marathon Europe reúne 224 equipas convidadas de 24 países. A Shell Eco-marathon é uma iniciativa global com eventos similares nos EUA e na Ásia: a Shell Eco-marathon Américas decorreu de 4 a 7 de abril em Houston, EUA e a Shell Eco-marathon Ásia terá lugar de 4 a 7 de julho em Kuala Lumpur, Malásia.

a bola

To Top