Noticias

RoboRoach controla remotamente um… insecto

O RoboRoach que vos apresentamos aqui é uma invenção um pouco macabra mas que demonstra o poder da tecnologia quando misturada com outras áreas da ciência, como a biologia ou a química.
O RoboRoach permite-nos controlar os movimentos de uma barata através de uma aplicação do smartphone.

Ainda durante o liceu aprendemos muitas coisas em Biologia e em Química que pensamos que não nos irão servir de muito porque o mundo agora é só computadores e smartphones. É um pensamento muito errado pois, apesar de as tecnologias informáticas estarem a evoluir a um ritmo mais acelerado, as outras ciências também têm tido a sua evolução.Mas as coisas começam a ficar ainda mais interessantes quando começamos a cruzar as ciências. Veja-se por exemplo a nanotecnologia com a manipulação de átomos. Mas existem vários tipos de ideias e houve até alguém que se lembrou: “E se eu conseguisse controlar um insecto com uma aplicação no smartphone?”

RoboRoach = Robot + Cockroach
O nome da aplicação RoboRoach resulta da junção das palavras Robot com Cockroach (barata em inglês), isto porque o RoboRoach é um gadget composto por uma “mochila e um capacete para baratas” e uma aplicação para o smartphone.

A empresa que inventou o RoboRoach chama-se Backyard Brains e são especializados em neurologia e defendem que deveria começar a existir uma cadeira de neuro-ciência já durante o período do liceu. As doenças neurológicas são complicadas e não existe solução para elas. O maior objectivo da Backyard Brains é alertar para esse facto e tentar persuadir mais pessoas a interessarem-se por este ramo da ciência de maneira a aumentar os esforços em busca de possíveis curas. A Backyard Brains tem um producto chamado SpikerBox que permite captar as ondas cerebrais de insectos para recolher material para estudo.Para montar o RoboRoach numa barata é preciso primeiro libertar o cirurgião que há em nós .

Temos de colocar um adaptador em volta do corpo da barata e temos de ligar uns fios às antenas do insecto. Depois temos um módulo de comunicação sem fios e de energia que cria pequenos impulsos eléctricos parar transmitir as ordens à barata. Estes impulsos têm uma certa intensidade e frequência que foram apurados depois de ter sido feito um estudo às ondas cerebrais do insecto.Aqui fica um vídeo de como fazer um RoboRoach:

O RoboRoach foi mais uma brincadeira que a Backyard Brains decidiu fazer para demonstrar ao mundo o que é possível fazer com a neuro-tecnologia e para tentar cativar as pessoas de uma outra maneira.

via RD

To Top