Noticias

Hotéis para cães e gatos

Há várias coisas a ter em consideração na altura de escolher o hotel, canil ou gatil onde o seu animal vai passar o tempo de férias. Mesmo que o animal fique em casa, a ser cuidado por um amigo, familiar ou petsitter, há que ter em conta a idade e o estado de saúde do animal, tendo sempre o cuidado de deixar o seu contacto e o contacto do veterinário para alguma emergência ou até alguma dúvida que surja.



Hotel



Gatil/Canil

Nem sempre é possível haver nenhum amigo ou familiar disponível (ou disposto) a cuidar do animal na sua ausência. Caso o seu veterinário não tenha capacidade, ou vaga, para receber o seu amigo há que contactar e visitar com bastante antecedência um hotel ou canil/gatil (caso seja a primeira vez que vai deixar o seu animal numa destas instalações).

Visite as instalações e faça perguntas

Uma coisa é a publicidade, outra a realidade. É natural que quem anuncia os seus serviços diga que são os melhores do país. Se não tem uma indicação prévia de alguém que já conheça as instalações e o serviço, é muito importante ir pessoalmente ao local, verificar, observar e fazer todas as perguntas que achar necessárias para a sua tranquilidade.

Peça para ver as instalações, tanto interiores como exteriores. Observe os animais que lá se encontrarem. Se por acaso não lhe permitirem ver os alojamentos propriamente ditos (o que à partida não é simpático…) examine todas as áreas que são visíveis. Procure ver o seguinte:

  • Qual é o tipo de instalações usadas para cães e para gatos, o seu espaço e a sua higiene
  • As vedações devem ser construídas com material resistente e estarem em bom estado
  • Não deve existir qualquer tipo de materiais perigosos nos locais onde os animais são mantidos e exercitados, quer seja materiais de limpeza, químicos ou objectos perigosos, como tesouras, pregos, martelos, tábuas, tintas… tudo o que lhe possa parecer ser potencialmente perigoso.
  • Não deve haver cheiros ou odores fortes, nem acumulação de detritos de animais (fezes e urina)
  • As taças de água devem estar limpas e cheias de água límpida e fresca.
  • Deve haver boa ventilação, climatização e abrigo adequado das condições climatéricas: não deve haver nem muito frio, nem muito calor, e os animais devem ter zonas de abrigo com sombra e frescas no Verão, e aconchegadas no Inverno.


Visite diversos hotéis/canis/gatis, para poder escolher aquele que achar mais conveniente para o seu animal. Faça todas as perguntas que achar necessárias enquanto estiver a fazer a visita. Os donos devem sempre ficar a saber:

  • Qual o treino e preparação dos empregados e do dono das instalações
  • A disponibilidade dos empregados ou do dono da empresa fora das horas de serviço
  • Quais as credenciais ou cursos dos responsáveis e as associações a que o canil/gatil esteja ligado
  • De que forma é prestado cuidado veterinário em caso de emergência e sempre que for necessário
  • Quais as exigências de vacinas, procedimentos quanto a medicação e controlo parasitário.


Depois de visitar as instalações e ter respostas para as suas perguntas poderá fazer uma opção, mas a última palavra cabe ao seu animal: a forma como ele reage às pessoas e às instalações irá também condicionar a sua escolha.

Quando tomar uma decisão pode optar por começar a ambientar o seu animal, deixando-o passar o dia e dormir no canil/gatil de vez em quando, antes de o deixar lá durante o longo período de férias. Isso irá diminuir o stress que ele vai sentir pela separação e pela alteração de ambiente. Ao mesmo tempo o dono poderá verificar antecipadamente como o seu animal é tratado e como reage às pessoas que tratam dele e ao ambiente.

Como deve ser um bom hotel, canil ou gatil?

Os animais não podem dizer como são tratados. A observação do estado geral do animal, tanto físico como psicológico (assustado, enervado ou com medos) pode indicar a forma como tudo decorreu, mas o melhor é ter cuidados antecipados na escolha do local onde vai deixar o seu animal. O preço pode ser uma condicionante, mas o mais importante é mesmo haver um bom nível de cuidado e uma atmosfera humana de carinho e atenção. Será isso que vai garantir que a estada do seu amigo é feliz e segura.

Um bom local para o seu animal ficar deverá cumprir pelo menos os seguintes requisitos:

  • Deve estar com as devidas licenças e certificações em dia
  • Não deve ter qualquer tipo de queixas pendentes
  • Deve ter uma aparência limpa e bem cuidada, sem cheiros
  • Deve ter uma temperatura amena e controlada
  • Não deve ter humidade nem infiltrações
  • Deve solicitar o boletim de saúde dos animais, com vacinas em dia
  • Deve providenciar exercício e tempos de brincadeira aos animais
  • Deve ter zonas interiores e exteriores seguras e protegidas
  • Deve ter acomodações confortáveis, limpas, secas e com boa temperatura, com uma boa cama para o animal
  • Deve cumprir com boas regras de alimentação
  • Deve ter empregados gentis, simpáticos, que gostem de animais e estejam habilitados a tratar de animais, incluindo zelar por cuidados especiais que possam ser necessários, como o contacto com o veterinário se houver suspeita de que o animal se sente mal ou está a ficar doente
  • Deve ter serviços veterinários imediatamente acessíveis em caso de doença ou acidente
  • Deve dar referências, tais como a indicação de clientes anteriores que possam atestar a qualidade do serviço
  • Deve ter uma política transparente com clara indicação de preços, horários, emergências e atrasos de entrega
  • Deve pedir toda a informação referente a contactos de emergência
  • Deve sentir-se à-vontade para mostrar todas as instalações em qualquer altura, mesmo sem marcação prévia


Animais com necessidades especiais

Infelizmente, são poucos os hotéis para animais, canis ou gatis que têm a capacidade para tratar de animais com necessidades especiais, devido a problemas de saúde. Neste caso, o melhor conselho é que se fale com o veterinário que normalmente acompanha o animal para combinar a melhor forma de deixar o seu amigo na clínica veterinária, para que possa ter todo o acompanhamento médico necessário.

A ansiedade que um dono sente por deixar o seu animal num hotel ou canil/gatil, muitas vezes com um sentimento de culpa, já é preocupação suficiente. Se não tiver indicações e/ou referências de que o sitio onde pode deixar o seu animal sabe tratar da sua condição de saúde especial vale mais preferir o seu veterinário, assim seja possível.

Para terminar…

Faça todas as perguntas necessárias, mesmo que o seu animal vá ficar apenas 3 ou 4 dias no hotel/canil/gatil. Num sítio que se revele hostil para o animal, 3 ou 4 dias são uma eternidade e podem representar muitos meses a recuperar o equilíbrio do seu animal. Geralmente, os locais geridos por pessoas dedicadas ao treino de cães são uma escolha interessante, pois há uma preparação profissional e um bom conhecimento de psicologia animal. Além disso, pode até contratar um pequeno curso de treino de obediência enquanto está de férias. O treino de um cão é fundamental para o bom relacionamento entre o dono e o animal, mas certifique-se que o treino é feito por reforço positivo e sem castigos. Passa umas férias tranquilo com a segurança e felicidade do seu animal, e no seu regresso vai poder reunir-se com um grande amigo… muito bem-educado.

A alternativa é o petsitting, que tem a vantagem de diminuir o nível de stress do animal – cão ao gato – por se manter no seu ambiente normal. No caso dos gatos, é mais aconselhável o petsitting, porque são animais de grandes rotinas e que sofrem com a retirada do seu ambiente normal. Para um cão, a opção do hotel pode ser mais indicada, porque é mais fácil dar-lhe atenção regular e o animal pode satisfazer mais frequentemente as suas necessidades fisiológicas.

O petsitting pode ser usado de várias formas, não apenas nas férias. Pode ser usufruído para um fim-de-semana, para um jantar especial que impede que vá a casa cuidar do seu amigo (neste caso aplica-se o serviço de Dog Walking, inserido no petsitting), ou até para ter diariamente o serviço de passeio de cães, a meio do dia, evitando que o seu cão fique um dia inteiro fechado em casa, enquanto está a trabalhar.

Verificou tudo e decidiu deixar o seu animal num hotel/canil/gatil, então, fica um último alerta: leia os contratos/condições com cuidado e atenção. Neles pode descobrir alguma coisa que se esqueceu de perguntar ou que não foi referida durante as conversas e visitas, e que pode ser negativa tanto para si como para o seu animal.


refugiodabicharada

To Top